Mônica Yamagawa
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Centro de São Paulo

esculturas no centro de são paulo

história do centro de são paulo

atualizado em: 7 janeiro 2020

 

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Fotografias e info

rmações sobre algumas das esculturas localizadas no Centro de São Paulo (incluindo o acervo da Pinacoteca do Estado). Clique nas imagens abaixo para acessar imagens e informações sobre as esculturas.

 

LUIZ BRIZZOLARA



LICEU DE ARTES E OFÍCIOS



AUGUSTE RODIN











LEOPOLDO E SILVA




GASTÃO WORMS



ANTOINE BOURDELLE



DÉCIO VILLARES



VICTOR BRECHERET







RICARDO CIPICCHIA





AMADEO ZANI





JOSÉ PEDROSA








ALFREDO CHESCHIATTI




RAPHAEL GALVEZ






HUGO BERTAZZON



AUGUSTE PUTTEMANS



ETTORE XIMENES



FRANCISCO STOCKINGER



OTTONE ZORLINI



BRUNO GIORGI




WILLIAM ZADIG




JOÃO BATISTA FERRI





VICENT LAROCC



AUGUSTE MOREAU



Esculturas no Espaço Público em São Paulo

Esculturas no Espaço Público em São Paulo

Miriam Escobar
CPA – Consultoria de Projetos e Artes
1998

São Paulo vista através de seus caminhos e os lugares por onde eles passam. Foi assim que a arquiteta Miriam Escobar organizou este seu trabalho em que as esculturas estão dispostas por esses lugares e como que olhando quem passa. Uma referência de coisa viva onde caminho, lugar e escultura afirmam o espaço dos homens como sendo mais do que um fluxo onde não há tempo a perder ou uma operação mecânica a se realizar. Cada objeto anotado fala do que se homenageia e...[+]  

Edição usada disponível na
Estante Virtual

 


O.M. DI PALMA



JOSÉ CUCÊ



ALFREDO OLIANI




MESTRE VALENTIM




RODOLFO BERNARDELLI





ESCULTURAS NO JARDIM DA LUZ










LELIO COLUCCINI



ZACO PARANÁ



A.O. FAOUST



AUTOR DESCONHECIDO




TAO SIGUIDA



EUGÊNIO PRATI




GIULIO STARACE



ANTÔNIO TEIXEIRA LOPES



ROQUE DE MINGO



PUBLICAÇÕES SOBRE ESCULTURAS NO CENTRO DE SÃO PAULO



download gratuito

Operários da memória: artistas escultores do início do século XX e o concurso do monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo

Ana Rita Uhle
Anais do Museu Paulista
2015
 

O presente artigo discute a construção do monumento Glória imortal aos fundadores de São Paulo (obra de Amadeu Zani, 1925) e, mais especificamente, o concurso público para escolha da maquete, ocorrido em 1910. O foco da análise é o conjunto de projetos apresentados por escultores paulistas, brasileiros e italianos e toda a conflituosa negociação estabelecida entre a comissão executiva e os artistas, observada por um parecer publicado na primeira década do século XX...[+]

 


Fundição Artística no Brasil

Fundição Artística no Brasil

SESI-SP
2013

A exposição Fundição Artística no Brasil teve o intuito de resgatar a importância da preservação do patrimônio cultural do nosso país, com foco na tecnologia de fundição artística, restauro de obras de arte e na educação de jovens profissionais. Apresentou uma cronologia do processo tecnológico da fundição artística conhecido como cera perdida , que chegou ao Brasil no século XVIII e passou as últimas décadas praticamente esquecido. Compuseram a exposição obras...[+]

 

 


Descobrindo São Paulo Com Brecheret

Renata Sant'anna
FM Editorial
2013

São Paulo mostra a trajetória artística de Brecheret, marcada pela vivencia em cidades europeias e pelo contato com outros escultores...[+]

 

 


download gratuito

Circulação e mediação da obra de arte na Belle Époque paulistana

Mirian Silva Rossi
Anais do Museu Paulista
1998-1999

Este artigo trata de alguns dos principais aspectos que dizem respeito às inter-relações que a práxis artística mantinha com os circuitos de circulação e mediação da obra de arte, no período conhecido como Belle époque. A emergência de fenômenos específicos ligados ao campo em causa foi favorecida pelo ambiente de mudanças profundas, nos mais diversos níveis, que se instaurara na capital paulista em decorrência da Proclamação da República, do desenvolvimento da lavoura cafeeira e do crescimento da indústria. O amplo circuito que se formou em torno da arte, aqui exemplificado pelas exposições e pelos espaços de exposiçÃo permitiram apreender os principais elementos constitutivos do campo artístico paulistano em seu momento de nucleação original...[+]

 


Monumento a Ramos de Azevedo: do Concurso ao Exílio

Monumento a Ramos de Azevedo: do Concurso ao Exílio

Annateresa Fabris
Mercado de Letras
1997

O que motiva a criação de um monumento? Seus significados originários têm condições de permanecer no tempo? A partir destas e de outras interrogações, esta obra traça a história de um símbolo da mentalidade progressista de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930, rapidamente convertido em antítese daquela mesma mentalidade e, por isso mesmo, transplantado para um outro local da cidade. As vicissitudes do monumento são analisadas em suas várias etapas: concurso, recepção...[+]

 



Além dos Mapas - os Monumentos no Imaginario Urbano Contemporaneo

Além dos Mapas - os Monumentos no Imaginario Urbano Contemporaneo

Cristina Freire
Annablume
1997

Com este livro, Cristina Freire contribui para desvendar o quanto da cidade está em nós e o quanto de nós perde-se na pátina que vai se depositando nas paredes dos prédios, na imperceptível maceração que os nossos passos impõem nas calçadas de pedras. Seu objeto de estudo é a análise de dois monumentos da cidade de São Paulo, o monumento a Ramos de Azevedo e o prédio do monumento MASP. Utilizando-os como exemplo, ela lança sobre esta malha geométrica e previsível do...[+]

 

 


Livro: Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Disponível na Livraria Cultura

Arte Brasileira Na Pinacoteca do Estado de São Paulo

Taisa Helena Pascale Palares (organizadora)
Imesp
2010

Em 'Arte Brasileira na Pinacoteca do Estado de São Paulo' alguns críticos e historiadores nacionais fazem uma análise sobre as obras do acervo da Pinacoteca. Em 240 páginas ilustradas, o livro traz também um resumo das leituras monográficas apresentadas por especialistas em um ciclo de 16 conferências realizadas em 2003 e um registro histórico da arte brasileira e da Pinacoteca, desde a sua fundação. O livro inclui análises de mestres como Carlos Lemos, José Roberto Teixeira Leite...[+]

 

 


A REDESCOBERTA DA ARTE DE ALFREDO OLIANI: SACRA E TUMULAR

Viviane Comunale
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Instituto de Artes
2015

Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Artes, do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – Unesp, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Artes Visuais. Área de Concentração: Artes Visuais.

O artista ítalo-brasileiro Alfredo Oliani (1906-1988) é uma daquelas pessoas que nascem predestinadas ao sucesso, seu olhar e sua sensibilidade o levaram a produzir obras magníficas presentes em cemitérios, igrejas e museus. Entretanto, seu talento não foi devidamente valorizado, fazendo com que suas obras ficassem à sombra das executadas por artistas como Galileo Emendabili (1898-1974) e Victor Brecheret (1894-1955), reconhecidos pelos trabalhos executados em espaços públicos e por algumas obras tumulares. A presente dissertação tem como objetivo a análise da biografia de Oliani, a catalogação de suas obras desenvolvidas no Estado de São Paulo, e a identificação de artistas que influenciaram de forma direta ou indireta sua produção artística...[+]

 


Arte Urbana: São Paulo, região central (1945-1998) : obras caráter temporário e permamente

Arte Urbana: São Paulo, região central (1945-1998) : obras caráter temporário e permamente

Vera Maria Pallamin
Annablume
2000

Arte urbana, de Vera Pallamin, está organizado em texto e CD. O texto trata da conceituação sobre arte urbana e processos de estetização contemporâneos, sintetizando uma reflexão sobre práticas artísticas e suas relações com as transformações qualitativas dos espaços públicos. O CD, que porta propriamente o conteúdo intitulado deste trabalho, foi concebido de modo a propiciar o cruzamento de três eixos referenciais: referências urbanas, referências artísticas e autores/obras... [+]

 



Esculturas no Espaço Público em São Paulo

Esculturas no Espaço Público em São Paulo

Miriam Escobar
CPA – Consultoria de Projetos e Artes
1998

São Paulo vista através de seus caminhos e os lugares por onde eles passam. Foi assim que a arquiteta Miriam Escobar organizou este seu trabalho em que as esculturas estão dispostas por esses lugares e como que olhando quem passa. Uma referência de coisa viva onde caminho, lugar e escultura afirmam o espaço dos homens como sendo mais do que um fluxo onde não há tempo a perder ou uma operação mecânica a se realizar. Cada objeto anotado fala do que se homenageia e...[+]  

Edição usada disponível na
Estante Virtual

 



Escultura brasileira da Pinacoteca ao Jardim da Luz

Escultura brasileira da Pinacoteca ao Jardim da Luz

Agnaldo Farias
Pinacoteca do Estado
2000

Fotografias e informações sobre o projeto e aas esculturas a Pinacoteca do Estado expostas no Jardim da Luz...[+]

Edição usada disponível nos sebos da
Estante Virtual

 


download gratuito

Monumentos celebrativos : aproximações entre arte e história (1925-1963)

Ana Rita Uhle
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
2013

Este estudo versa sobre os processos que envolvem a idealização e construção de monumentos celebrativos na cidade de São Paulo ao longo do século XX. São analisadas quatro obras cujas narrativas tratam de episódios da história colonial paulista: o Monumento à Glória Imortal dos Fundadores de São Paulo, o Monumento às Bandeiras, o Monumento à Fundação de São Paulo e o Monumento a Anchieta. Por meio de um conjunto de documentos produzidos nos concursos públicos, em debates na imprensa, trocas de correspondências e memórias, busco compreender como essas obras foram fabricadas, desde o surgimento da idéia até as estratégias para sua viabilização, levando em conta os diversos conflitos nos momentos de definição do tema, da concepção formal ou da versão escolhida sobre o episódio comemorado. Havia uma pluralidade de interesses que operava na realização desses projetos de monumentos: do escultor, do conselheiro iconográfico, de agentes do poder público, de jornalistas ou de historiadores. A proposta dessa tese é a de construir uma história social dos monumentos celebrativos, do diálogo e das trocas que aconteciam ao longo de sua construção, ao perceber os personagens e analisar as obras como frutos de um processo intensamente negociado...[+]

 


Jardim da Luz:
um museu a céu aberto

Ricardo Ohtake
Carlos Dias
Senac São Paulo
2011

Organizado de forma cronológica, reúne depoimentos, reportagens, documentos, pesquisas sobre a evolução do jardim, do bairro da Luz, da cidade, da cultura em São Paulo e da preservação do patrimônio histórico, com coletânea produzida ao longo de seus anos. Em um capítulo, é narrado o amplo restauro das edificações, do paisagismo e da flora do jardim, e outro que explora a flora e a fauna do espaço...[+]

 

 



Em cada canto de São Paulo um encanto de Brecheret

Sandra Brecheret Pellegrinni
Noovha América
2004

Brecheret trabalhou em toda a sua vida com a arte de esculpir produzindo diferentes obras em diferentes tamanhos. Ao iniciar a idealização de uma escultura, esse artista estudava suas dimensões em tamanho consideradas pequeno para depois compor grandes obras que hoje adornam as praças de São Paulo, como veremos retratadas nesse livro. A maior de suas obras é sem dúvida o Monumento às Bandeiras, que levou cerca de 33 anos para ser concluído, além de outras obras de...[+]

 

 


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Monumentos da cidade de São Paulo: formas de alteração e conservação

Aranda Calió dos Reys
Eliane Aparecida Del Lama
Lauro Kazumi Dehira
Revista CPC
2007-2008

Monumentos históricos são parte do patrimônio cultural de um povo ou de uma nação, servindo como elo entre o presente e o passado. A sua manutenção e conservação deve ser realizada, para que as pessoas que os cercam possam de alguma forma usufruí-los e preservá-los para as gerações futuras. A forma mais eficaz de preservação do patrimônio cultural é através da educação patrimonial, na qual a população adquire consciência de seu papel de salvaguarda de suas relíquias. O intemperismo das rochas é um processo natural, mesmo nos monumentos históricos. Contudo, sua velocidade vem aumentando consideravelmente em função da crescente poluição da atmosfera urbana, que favorece a degradação dos materiais rochosos dos monumentos. A presente pesquisa objetivou a identificação e análise dos tipos e das formas de alteração, degradação e das intervenções já realizadas nos monumentos do “Centro Velho de São Paulo” e adjacências. A análise do estado de conservação dos monumentos foi realizada por meio de um levantamento das morfologias de alteração das obras que foram avaliadas macroscópica e microscopicamente...[+]

 


história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

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história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

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dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

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história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

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biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

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patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

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