Website de Mônica Yamagawa

LIVRO: O QUE É MEU É SEU

COMO O CONSUMO COLABORATIVO VAI MUDAR O SEU (O NOSSO) MUNDO

autores:
rachel botsman e roo rogers

atualizado em: 7 de fevereiro de 2018

 

home > mundo digital > O QUE É MEU É SEU

Saber maiores detalhes, como a sinopse, o sumário, entre outros, auxilia na decisão de compra de um livro. Os dados abaixo (sumário, sinopse, entre outros) não tem como objetivo infringir os direitos autorais, e sim, compartilhar mais informações para aqueles interessados no tema "negócios digitais" e auxiliar na decisão de compra (ou não) da publicação.

 

TÍTULO COMPLETO:

O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar o seu/o nosso mundo

 

AUTOR:

Rachel Botsman e Roo Rogers

 

EDITORA / ANO:

Bookman / 2011

 

SINOPSE:

Inspirado na filosofia do compartilhamento e trocas de sites como Wikipedia e eBay, o consumo colaborativo promove o surgimento de redes de empréstimos, de compartilhamento de automóveis, e até de aluguel de uma cama vaga em um apartamento. Neste livro inspirador e surpreendente, Botsman e Rogers mostram como estamos economizando dinheiro, tempo e espaço levando as pessoas a construir relações mais próximas e passar de consumidores passivos a colaboradores ativos.

 

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO: O que é meu é seu

PARTE 1: CONTEXTO

Capítulo 1: Basta

Capítulo 2: Consumindo tudo

Capítulo 3: Da geração eu à geração nós

PARTE 2: ONDA

Capítulo 4: A ascensão do consumo colaborativo

Capítulo 5: Melhor do que propriedade

Capítulo 6: O que você recebe é o que você dá

Capítulo 7: Estamos todos juntos nisso

PARTE 3: IMPLICAÇÕES

Capítulo 8: Design colaborativo

Capítulo 9: Comunidade é a marca

Capítulo 10: A evolução do consumo colaborativo

Exemplos de sistemas de consumo colaborativo

Exemplos de iniciativas de consumo colaborativo no Brasil

Agradecimentos

Entrevistados

Portal consumo colaborativo

Bibliografia selecionada

Notas

Índice

 

[+] Outros livros sobre o MUNDO DIGITAL.

MUNDO DIGITAL

Mesh: Porque o Futuro dos Negócios é Compartilhar

Lisa Gansky
Alta Books
2014

Negócios tradicionais seguem uma fórmula simples: criar um produto ou serviço, vendê-lo, coletar o dinheiro. Contudo, nos últimos anos, um modelo fundamentalmente diferente criou raízes – no qual os consumidores possuem mais opções, mais ferramentas, mais informações e mais poder direto. A pioneira empresária Lisa Gansky dá a isso o nome de Mesh e revela por que isso logo dominará o futuro dos negócios. Companhias Mesh se utilizam de mídias sociais, redes sem fio e dados conseguidos por meio das mais diversas fontes para disponibilizar bens e serviços às pessoas, no momento em que elas necessitam, sem que precisem ter o custo e o trabalho de possuí-los totalmente. Gansky revela como existem oportunidades reais para se ganhar dinheiro, e marcas confiáveis e comunidades fortes a serem exploradas a fim de ajudar seus consumidores a comprarem...[+]

 


Economia Compartilhada: Como Pessoas e Plataformas da Peers Inc. Estão Reiventando o Capitalismo

Robin Chase
HSM
2016

A Peers Inc é uma estrutura que usa todos os recursos e todas as partes interessadas com eficiência. A "Inc" se encarrega dos pontos fortes corporativos (que requerem escala e recursos consideráveis) e os "Peers" se encarregam dos pontos fortes das pessoas (adaptação local, especialização, customização). Quando as Incs e os peers só se concentram no que sabem fazer melhor, a colaboração resultante é muito interessante e até pode chegar a ser milagrosa. Usando recursos que já temos - ativos físicos, habilidades, redes, dispositivos, dados, experiências, processos -, essas organizações crescem com eficiência e por vezes exponencialmente...[+]

 

Economia do acesso e os modelos de negócios baseados em compartilhamento, recorrência e assinatura

Rodrigo Dantas
Casa do Código
2013

A forma de consumir produtos e serviços está mudando. Alguns mercados já se transformaram completamente. Novas empresas nasceram, e outras morreram sem entender o motivo. O consumidor também já acordou. É hora de consumir somente o necessário. A tecnologia amparada pelo consumo consciente e pela economia colaborativa criou empresas que não têm uma década e já fazem mais receita do que empresas centenárias. É a transformação das economias tradicionais para a economia do acesso. Streaming de vídeo, softwares, bitcoins, crowfunding, fintechs e startups de todos os tipos estão quebrando a hegemonia de grandes empresas através do componente mais flamejante do empreendedorismo: inovação. "Que sociedade é esta em que aquele 'possuir', que conheci durante 50 anos, passa a perder o sentido? Ter o CD na prateleira não vale mais nada, aliás, só custa. O que interessa é ter acesso à música que quero ouvir. O que vale é o acesso ao benefício, não a posse do produto" - Luciano Pires. A Economia do Acesso é um ensaio de como as pessoas e empresas de tecnologia transformam a forma de consumo, seja de produtos ou de serviços. Além disso, é um bom manual para discutir como as novas gerações vão mudar o mundo através da sustentabilidade e do benefício real de cada consumo...[+]

 


home      moyarte      não-diário      contato