Website de Mônica Yamagawa

LIVRO: TEMPO DE PENSAR

FORA DA CAIXA

A GRANDE TRANSFORMAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES RUMO À ECONOMIA DO CONHECIMENTO

autor: ricardo neves

atualizado em: 7 de fevereiro de 2018

 

home > mundo digital > TEMPO DE PENSAR FORA DA CAIXA

Saber maiores detalhes, como a sinopse, o sumário, entre outros, auxilia na decisão de compra de um livro. Os dados abaixo (sumário, sinopse, entre outros) não tem como objetivo infringir os direitos autorais, e sim, compartilhar mais informações para aqueles interessados no tema "negócios digitais" e auxiliar na decisão de compra (ou não) da publicação.

 

TÍTULO COMPLETO:

Tempo de pensar fora da caixa: a grande transformação das organizações rumo à economia do conhecimento.

 

AUTOR:

Ricardo Neves

 

EDITORA / ANO:

Campus-Elsevier / 2009.

 

SINOPSE:

As reflexões e análises desenvolvidas e apresentadas por Ricardo Neves neste livro alinham questões cruciais para as pessoas que procuram se libertar do aprisionamento de modelos mentais que exauriram suas possibilidades. Tempo de pensar fora da caixa pretende ajudar os atuais líderes e aqueles que estão despontando a amadurecer algumas das questões fundamentais do século 21. No desafio de responder essas questões Ricardo escreveu um livro que certamente vai interessar pessoas que lideram e tomam decisões estratégicas na condução de todos os tipos de organizações sejam essas empresas organizações governamentais e do terceiro setor.

 

SUMÁRIO:

PARTE I: É SÓ O COMEÇO...
A era da economia do conhecimento e da sociedade digital global já começou

Capítulo 1: As mudanças na história da humanidade e as ondas de inovação que nos empurraram para a Economia do Conhecimento

Capítulo 2: A sexta onda de inovação e a aceleração da transição da Era Pós-Industrial para os tempos da Sociedade Digital Global e da Economia do Conhecimento

PARTE II: OS FAZEDORES DE MUDANÇA
A classe criativa propulsora da economia do conhecimento

Capítulo 3: Em busca de quem faz a diferença

Capítulo 4: Os laternativos criadores

Capítulo 5: A classe criativa da economia do conhecimento

PARTE III: A GUERRA PELOS TALENTOS INOVADORES
A atração e a retenção dos fazedores de mudança se tornaram o maior desafio das organizações

Capítulo 6: A primeira grande batalha

Capítulo 7: Vale do Silício - O Crescente Fértil da Sociedade Digital Global

Capítulo 8: Crias e tentativas de clonar o Vale do Silício

Capítulo 9: Israel: um país determinado a ser uma usina de propriedade intelectual em alta tecnologia, como forma de se tornar um player global

Capítulo 10: Barcelona aposta no Setor Quinário para ser um motor de desenvolvimento

PARTE IV: NÃO É A ECONOMIA, BOBO!
Como vamos escapar da prisão cognitiva em que nos metemos

Capítulo 11: O que buscam, afinal, as pessoas - em particular talentos criativos - nos tempos da Economia do Conhecimento?

Capítulo 12: "É a economia, bobo."

Capítulo 13: A nova ciência das orgnzações de Guerreiro Ramos

Capítulo 14: O paradigma econômico proposto por Guerreiro Ramos

Capítulo 15: Pensando fora da caixa

PARTE V: DO ZOO À ORQUESTRA
As organizações e a gestão da inovação e da mudança para enfrentar o desafio da transformação permanente

Capítulo 16: pequenas historinhas ilustrativas de recusa à mudança e como começar, de forma prática, a encarar o desafio de inovar e mudar

Capítulo 17: O desafio da inovação para organizações empresariais

Capítulo 18: O desafio da inovação para organizações governamentais

Capítulo 19: O desafio da inovação para organizações do terceiro setor

Capítulo 20: A gestão da mudança permanente

Capítulo 21: Do comendo-e-controle para a arte da colaboração

Conclusão: Noas-novas - o mundo de cabeça para baixo

BIBLIOGRAFIA

ÍNDICE

 

[+] Outros livros sobre o MUNDO DIGITAL.

MUNDO DIGITAL

O Poder de Pensar Fora da Caixa

William N. Thorndike Jr.
Casa dos Livros
2015

O que faz com que um executivo seja bem-sucedido? A maioria das pessoas pensa em uma definição comum: “um gerente maduro com expertise aprofundada em negócios”. Outros talvez apontem as qualidades de executivos famosos: confiança, grande habilidade de comunicação e carisma. Mas o que realmente importa quando se lidera uma empresa? Qual é a marca de um executivo excepcional? Basicamente, tudo depende do retorno que a empresa oferece aos acionistas no longo prazo. Neste livro moderno e inovador, William N. Thorndike Jr. explica a sabedoria analítica por trás de uma carreira bem-sucedida em investimentos, avaliando de perto os desempenhos das empresas General Cinema, Ralston Purina, The Washington Post Company, General Dynamics, Capital Cities Broadcasting, TCI, Teledyne, Berkshire Hathaway e seus líderes: Dick Smith, Bill Stiritz, Katharine Graham, Bill Anders, Tom Murphy, John Malone, Henry Singleton e, é claro, Warren Buffett. Em O poder de pensar fora da caixa, são expostos as características e métodos que ajudaram esses líderes alcançar um desempenho excepcional. William N. Thorndike Jr. compartilha suas pesquisas e experiência ao apresentar histórias reveladoras, lições indispensáveis e um modelo alternativo para todos os interessados em liderar ou criar uma empresa de sucesso espetacular. Sobre o autor: William N. Thorndike Jr. estudou em Harvard e na Faculdade de Negócios da Standford. Ele é fundador e diretor-executivo da Housatonic Partners, uma firma de investimentos com escritórios em Boston e São Francisco. Ele vive em Boston com a esposa e os dois filhos...[+]

 


Pense Como Um Artista. E Tenha Uma Vida Mais Criativa e Produtiva

Will Gompertz
Zahar
2015

A sabedoria e o pensamento criativo dos grandes artistas, de Da Vinci a Ai Weiwei, que podem ajudar a transforma sua vida Como editor de artes da BBC, Will Gompertz entrevistou e conviveu com muitos dos maiores artistas, diretores, escritores, músicos, atores, designers e pensadores criativos do mundo. E descobriu uma série de traços comuns a todos eles: práticas e processos básicos que estimulam e permitem que seus talentos floresçam. Combinando história da arte e estratégias criativas num livro realmente inspirador, o autor nos convoca a adotar esses processos e práticas. E ensina que, não importa nossa área de atuação, eles podem nos ajudar a alcançar coisas extraordinárias também. Usando como exemplo diversos artistas consagrados entre eles Michelangelo, Van Gogh, Duchamp, Picasso, Andy Warhol, Ai Weiwei e Marina Abramovic, Gompertz trata de criatividade, autoconfiança e persistência. E mostra que para ser bem-sucedido mesmo o mais genial e revolucionário dos artistas precisou, e precisa, pensar diferente, fazer diferente, confiar em si mesmo, ser empreendedor e seguir em frente. Então, pense como um artista e... Seja curioso de verdade: a descoberta das lentes ópticas por Caravaggio mudou a arte para sempre; Pense no contexto mais amplo e no detalhe mínimo: Turner transformou uma obra-prima com uma pequena pincelada de tinta vermelha. Seja empreendedor: como Andy Warhol e Damien Hirst, faça da criatividade seu bem mais valioso; E não tenha medo de...[+]

 



O Poder da Inovação

Serafim Luiz
Saraiva
2012

A rica experiência da 3M e de outras grandes empresas inovadoras. Este livro mostra as iniciativas da 3M em promover o tema “inovação”, apresentando as ferramentas utilizadas por meio do fluxo de novos modelos de negócios, produtos e processos. Traz também cases de outras empresas que possuem a inovação como modelo de negócios, como Agência Inova/UNICAMP, Fiat, GE, Google, Grupo Pão de Açúcar, IBM, Natura e PETROBRAS...[+]

 


Inovadores Em Ação

William C. Taylor
GMT
2008

Com base em 10 anos de pesquisas, William C. Taylor e Polly LaBarre, editores da renomada revista Fast Company, apresentam neste livro as práticas de 32 companhias que se destacam no mercado ultracompetitivo de hoje por fazer o que realmente importa: investir no trabalho original, criativo e ousado. Em dezenas de exemplos reais, Inovadores em ação mostra que é possível criar empreendimentos prósperos baseados em ideais grandiosos e, sobretudo, que a forma mais poderosa de gerar valor econômico é deixa-se guiar por um conjunto de princípios que vão além do poder e do lucro. Essa é a lição trazida pelos casos analisados neste livro, da rede de televisão a cabo HBO ao estúdio de animação Pixar, de bancos virtuais a empresas de mineração, de lanchonetes a agências de publicidade. Essas empresas estão enfrentando o desafio de formular uma nova agenda que dê conta das incessantes transformações na tecnologia e nas relações de trabalho...[+]

 


home      moyarte      não-diário      contato