Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

verbetes: letra S

dicionário online sobre o centro de são paulo

atualizado em: 30 de setembro de 2021

 

home > dicionário > verbetes: letra S

Os verbetes sem descritivo, como exemplo "Matheus Ferraz Cantinho (? Coutinho)", possui página individual, clique sobre o verbete para acessar o conteúdo.

Os verbetes com descritivos, como o exemplo "MANOEL JOAQUIM DE VASCONCELLOS", por enquanto, não possui página individual, as informações disponíveis são as mencionadas nesta página.

 

Como citar essa página em seu artigo acadêmico:

YAMAGAWA, Mônica. Verbetes; letra S - Dicionário Online Sobre o Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/dicionario-do-centro-de-sao-paulo/indice-dicionario.html>. Acesso em: 26 Set. 2021.
[Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].

 


letra RSletra T


 

SABATIER, Legoussat

Salão Paulicéa

Salla de Esgrima (1854)

Salvador Machado de Oliveira

Salvator Rosa, escultura de Luiz Brizzolara

Santa Casa, Rua da

Santa Ifigênia, Ladeira de

Santa Ifigênia, Largo de

Santa Ifigênia, Rua de

SANT'ANNA, Antonio Joaquim de

Santa Thereza, Rua de

Santa Thereza, Travessa de

Santo Amaro, Rua de

Santo Antônio, Ladeira de

SANTOS, BENEDICTO DOS: Servente da Faculdade de Direito (1896 / 1897).

SANTOS, Cândido Ribeiro dos

SANTOS, FRANCISCO CHAGAS DOS: Guarda da Faculdade de Direito (1896 / 1897).

SANTOS, GABRIEL JOSÉ RODRIGUES DOS: Em 1856, era suplente da Assembléia Provincial; Dr., lente substituto da Faculdade de Direito e morador do Largo da Sé.

SANTOS, JOÃO JOSÉ DOS Amanuense da Faculdade de Direito (1896/1897).

SANTOS, Joaquim José Alves dos

SANTOS, Rodrigues dos

SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS: Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

São Bento, Rua

São Francisco, Largo de

São Francisco, Rua de

São Gonçalo, Largo de

São Gonçalo, Rua de

São João, Ladeira de

São João, Rua de

São José, Rua de

São Luís, Avenida

SÃO PAULO RAILWAY: Inaugurada em 1867 - popularmente chamada de "A Inglesa" e posteriormente, de Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

SARAIVA, JOSÉ ANTONIO: Administrou a Província de São Paulo de 17 de julho de 1854 a 12 de novembro de 1855, , segundo Almeida Nogueira, em Academia de São Paulo: tradições e reminiscências: volume 5. São Paulo: Saraiva, 1977. No mesmo livro, há um rodapé informando que Eugênio Egas, na Galeria dos presidentes de São Paulo, I, 233, informa que o período correto é de 26 de junho de 1854 a 16 de maio de 1855.

SARDINHA FILHO, Afonso

SEGURADO, José Pedro de Azevedo

SCHAUMANN, GUSTAVO (OU GUSTAV SCHAUMANN): Imigrante alemão. Farmacêutico/Boticário. Ocupou o cargo de Cônsul do Império Germânico em São Paulo. Chegou em Santos em 1848 e, em São Paulo, em 1853. Em 1868, residia na Rua de São Bento, n.54.

Schiavo, escultura de Luiz Brizzolara

SCHULTZ, GUILHERME: Imigrante alemão, chegou ao Brasil por volta de 1870, juntamente com Augusto Hoff, comprou a chácara Mauá (1876) e depois a vendeu para Victor Nothmann e Frederico Glette(1879).

SCHUMACKER, CARLOS: Imigrante alemão, chegou ao Brasil, em 1827, proprietário de uma fábrica de chapéus.

Sé, Largo da

Sé, Páteo da

Sé, Praça da

SEBASTIÃO GIL: Procurador do Conselho que em em 17 de setembro de 1639 apresentou na Câmara um requerimento sobre problemas com a posse e distribuição de terras em São Paulo (Atas IV, 433).

SECOS & MOLHADOS: Por volta de 1830, Carlota Augusta Greffe de Borba, conhecida como viúva Greffe, após se casar com um integrante da Família Boba, mudou-se para Rua da Constituição (atual Rua Florêncio de Abreu) e, o local, a edificação, além de servir de moradia para a família, também era o endereço de uma armação de secos e molhados da família.

Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos

SEGURADO, JOSÉ GOMES: Morava no Quatro Cantos, onde, em 1830, era possível encontrar bilhetes de loteria em benefício da Santa casa de Misericórdia - [O Farol Paulistano, n.412, 6 de novembro de 1830].

SEILBZ, Jorge de Locio

Seminário das Educandas da Glória

Seminário das Meninas

Seminário, Rua do

Seminário, Travessa do

Senador Feijó, Rua do

SERTÓRIO, Joaquim: Seu nome é mencionado em um anúncio publicado em 1854 "Venee-se uma negra de 38 annos, mais ou menos, sabe lavar, cosinhar, e é muito fiel; não tem vicio algum. Quem a pretender dirija-se á caza de Joaquim Sertório, para tratar." [CORREIO PAULISTANO, n.30, 31 Jul. 1854.]

SERTÓRIO JÚNIOR, JOÃO: Deputado da Assembléia Provincial e morador da Ladeira do Piques, em 1856.

SERVIÇO POSTAL (CORREIOS): As duas primeiras linhas de correio de São Paulo foram criadas em 28 de julho de 1798: uma para a cidade de Santos e outra para o Rio de Janeiro.

Sete Casas, Rua das

Sete de Abril, Rua

SETE VOLTAS, RUA: No passado a área hoje conhecida como Parque Dom Pedro, era chamada de Várzea do Carmo, onde os afluentes do Rio Tamanduateí (Canal de Piratininga), formavam diversos braços de rios, e esses eram chamados pela população de "Sete Voltas".

SILBZ, Jorje Eugenio de Locio / SILBZ, Jorge Eugenio de Locio e

SILVA, CELESTINO DA: Encarregado de constratar os artistas e a companhia lírica para a inauguração do Teatro Municipal.

SILVA, Domingos Henrique da

SILVA, FRANCISCO DE PAULA GOMES DA: Diretor e professor de Primeiras Letras, Doutrina Cristã, em 1856, do Lycêo Paulistano.

SILVA, HYGINO ALVARES DE ABREU E: Professor de Aritmética e Geometria, em 1856, no Lycêo Paulistano.

SILVA, PADRE JOSÉ FELIZARDO GOMES DA: Padre e diretor, em 1856, do Lycêo Paulistano.

SILVA, Dr. Josino do Nascimento

SILVA, MAMEDE JOSÉ GOMES DA: Capelão e responsável pelo ensino religioso do Lycêo Paulistano, em 1856.

Sinhana dos Bolinhos

SIQUEIRA, Alexandre Joaquim de

SIQUEIRA, FABIANO MARTINS (MAJOR): Porteiro da Faculdade de Direito (1896/1897).

Siqueira, Nagel & Comp.

Sirè Irmãos - Calçados

SOARES, Antonio José

SOARES, IZABEL: Casada com Gabriel Pinheiro Costa. Em seu testamento deixou esmolas para a Ermida do Guaré (Igreja Nossa Senhora da Luz): "O testamento de Isabel Soares, de 1629, dispõe que 'se dê ao ermitão de Guarepe uma esmola em panno de algodão', o que foi religiosamente cumprido, pois mais adiante vamos encontrar o seguinte recibo: 'Digo eu Manuel de Atouguia ermitão que sou de Nossa Senhora de Gueré que recebi do senhor Gabriel Pinheiro Costa duas patacas em dinheiro que me deu uma esmola que sua mulher Izabel Soares que Deus tem deixou em testamento me déssem em panno e elle como testamenteiro m'as deu por verdade lhe dei esta quitação para sua guarda hoje 10 de julho de seiscentos e trinta e um annos'. "[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.28.]

SORGENICHT, Conrado

Solar da Marquesa de Santos

SOUSA, FRANCISCO DE: Marido de Anna de Proença, é mencionado quando do cumprimento do testamento de sua esposa: " 'Recebi de Francisco de Sousa como testamenteiro da defunta sua mulher Anna de Proença uma toalha de linho para o altar de Nossa Senhora da Luz que deixou na verba do seu testamento e por verdade lhe passei a quitação. Hoje 24 de junho de 1680 annos - o ermitão de Nossa Senhora da Luz, João Almeida' "[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.29.]

SOUSA, JOÃO DE: Um dos religiosos que acompanhavam o grupo de Manuel da Nóbrega e José de Anchieta e que,assim como Pero Correia, foi morto pelos índios durante o retorno de uma das expedições à boca do sertão.

SOUZA, Antonio Justiniano de

SOUZA, CANDIDO XAVIER DE ALMEIDA E: Em 1856, era ajudante da biblioteca da Faculdade de Direito e residia no Largo da Sé.

SOUZA, DR. CLEMENTE FALCÃO DE: Em 1856, morava na Descida do Piques. Foi lente catedrático, 1a. cadeira da Faculdade de Direito (4o. anno).

SPINOLA, Elisiaria Cecilia

STEIDEL, ERNST (ERNESTO): Imigrante alemão, em 1868, morava na Rua Direita, 28.

STUPAKOFF, HENRIQUE: Inaugurou sua Fábrica de Cerveja Bavária, em 1892.

SUPPLICY, Hypolito: loja de jóias

SYDOW, GUSTAVO: Filho de imigrante alemão (Henrique Sydow), tornou-se um dos maiores fundidores da cidade de São Paulo.

SYDOW, HENRIQUE: Imigrante alemão, artesão, especialista em fabricação de sinos. Pai de Gustavo Sydow.

 


letra RSletra T


 

 

verbetes individuais

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato