Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

verbetes: letra C

dicionário online sobre o centro de são paulo

atualizado em: 30 de setembro de 2021

 

home > dicionário > verbetes: letra C

Os verbetes sem descritivo, como exemplo "Matheus Ferraz Cantinho (? Coutinho)", possui página individual, clique sobre o verbete para acessar o conteúdo.

Os verbetes com descritivos, como o exemplo "MANOEL JOAQUIM DE VASCONCELLOS", por enquanto, não possui página individual, as informações disponíveis são as mencionadas nesta página.

 

Como citar essa página em seu artigo acadêmico:

YAMAGAWA, Mônica. Verbetes: letra C - Dicionário Online Sobre o Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/ dicionario-do-centro-de-sao-paulo/indice-dicionario.html>. Acesso em: 23 Set. 2021.
[Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].

 


letra B Cletra D


 

Cabrião

Cadeia, Largo da

Cadeia, Rua da

Caetano Antonio de Moraes

Caetano de Campos, Escola

Caetano Ferreira Balthar

Cafe S.Paulo

Caixa Cultural

Caixa D'Água, Rua da

Caixa de Descontos

Calçada do Lorena

CAMACHO, Anna

CAMARGO, Antonio Paes de

Camillo da Silva Telles

CAMPOS, Américo Brasílio de

CAMPOS, Antonio Caetano de

CAMPOS, José Inocêncio de

Candido Ribeiro dos Santos

Candido Xavier de Almeida e Souza

CANTINHO, Matheus Fernandes

CANTINHO (? COUTINHO), Matheus Ferraz

Cantos, Quatro

Canuto Thorman

Capela de Santa Luzia

Capela dos Aflitos

Capomastri

Carl Friederich Joseph Rath (ou Carlos Rath)

CARAGO, José Joaquim

CARDOZO, Daniel Senra

Carlota Augusta Greffe de Borba

Carlota Bebber

Carlota Oswald

Carlos Ablas

Carlos Abrão Bresser

CARLOS AUGUSTO DE SOUSA LIMA: Primeiro presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (inaugurado em 1891).

CARLOS HENRIQUE DE AGUIAR MELCHERT: Professor de Inglês e Francês, em 1856, no Lycêo Paulistano.

Carlos Gomes, escultura de Luiz Brizzolara

Carlos Marquios (Marqois)

Carlos Rath

CARLOS SCHUMACKER: Imigrante alemão, chegou ao Brasil, em 1827, proprietário de uma fábrica de chapéus.

CARLOTA AUGUSTA GREFFE DE BORBA: Viúva, a Sra. Greffe casou-se com o Sr. Borba, por volta de 1830. Mudou-se da colônia de Santo Amaro, para uma casa (coberta de telhas e firmada em paredes de mão, conhecida como "meia-água"), na Rua da Constituição, hoje, Rua Florêncio de Abreu, próximo ao Mosteiro de São Bento, pelo qual pagavam o valor (anual) de 3$200. Nesse mesmo endereço, além da residência, funcionava uma armação de secos e molhados da família.

Carmo, Ladeira do

Carmo, Largo do

Carmo, Rua do

Carranca (Nicolau Alves da Fonseca)

CARTÓRIO DE NOTAS DA CIDADE DE SÃO PAULO: O 1o. cartório foi criado em 1778.

CARVALHO, Guido de Souza

CARVALHO, JOSÉ DA COSTA: Marquês de Monte Alegre, fundou em 1827, "O Farol Paulistano" (1o. jornal impresso de São Paulo).

CARVALHO JUNIOR, João de Souza

Casa Allemã

Casa Arouche

Casa Baruel

CASA DA BÓIA: Rizkallah Jorge Tahan chegou ao Brasil em 1895, começou a vida no país trabalhando de faxineiro em uma loja de artigos de metal. Após três anos, comprou o estabelecimento de seu patrão, rebatizando o local de Casa da Bóia (1898), que, desde então, continua no mesmo endereço na Rua Florêncio de Abreu. Site oficial da Casa da Bóia. Clipping: 20 Set. 2015: "Raízes da Síria" - Folha de S.Paulo (Uma fotografia muito bonita do Rodrigo Dionísio/Folhapress, com Mário Riskallah). 20 Set. 2015: "Em SP desde o século 19, comunidade síria se reúne para ajudar refugiados", artigo de Ingrid Fagundez, para Folha de S.Paulo. 3 Abr. 2011: "Empresas 'descobrem' os imóveis tombados em SP", artigo de Vanessa Correa, para a Folha de S.Paulo.

Casa da Imagem / Antiga Casa Número 1

Casa da Ópera

CASA DE BANHO OU CASA DE SAÚDE: O francês Charles Pierre Etchecoin, possuía uma dessas casas de banho, que existia onde hoje está localizada a Casa da Imagem (Casa Número 1): "Um dos anúncios desta espécie de clínica referia-se ao imóvel como um “vasto estabelecimento, situado em um excelente lugar, tendo uma vista linda e pitoresca, e colocado mesmo na cidade”. De fato, a área atrás do hotel ainda não estava urbanizada; a cidade terminava ali, num dos limites do planalto em que se situava a cidade. O que se tinha era uma vista aberta, panorâmica.  Ao que tudo indica, esta casa funcionava também como hotel, já que um comerciante de jóias, de nome Affonso Fierard, anunciava suas mercadorias dando como endereço a Casa de Saúde."["História de um lugar". Casa da Imagem. Prefeitura Municipal de São Paulo.]

Casa de Commisão (1859)

Casa de Correção

Casa de Negocios de Thomaz de Molina

CASA DOS EXPOSTOS: Inaugurada em 2 de julho de 1825, juntamente com o Hospital da Caridade, na Chácara dos Ingleses, pela Santa Casa de Misericórdia.

Casa Faria

Casa Fernando

Casa Fretin

Casa Garraux

Casa Lebre

Casa Lemcke

Casa Levy

Casa Lotérica (1911)

CASA MANON: Clipping: COELHO, Marcelo. Chá, rapé, livros e outros artigos sem rivais. Folha de São Paulo: +Mais!, 11 Abr. 2004.

Casa Netter

Casa Número 1, Antiga / Casa da Imagem

CASA PAULISTA: Clipping: TEIXEIRA, Regiane: Centro de São Paulo tem dezenas de prédios vazios; saiba mais. Folha de São Paulo: São Paulo, 22 Set. 2013.

Casa Santa, Rua da

CASAS PERNAMBUCANAS: Site oficial das Casas Pernambucanas.

Casinhas, Rua das

Cassino Paulistano

CASTRO, Alfredo Brasil de

CATHARINA PLANET: esposa de Alexandre Planet, mãe de Mathilde Catharina Planet.

CATEDRAL DA SÉ: em 1912, após reunião com os moradores locais, o arcebispo D. Duarte Leopoldo e Silva constituiu uma comissão para arrecadar fundos para a construção de um novo templo para a cidade. Após negociações entre a Mitra e a Câmara Municipal, em abril de 1913, foi registrada em escritura pública o endereço da nova catedral paulistana: a área entre as ruas Marechal Deodoro e Capitão Salomão (os dois logradouros não existem mais, pois, foram incorporados à area, atualmente, conhecida como Praça da Sé). O projeto para o novo templo ficou a cargo de Maximiliano Hehl e as construções levaram mais de 40 anos. Em 1954, a catedral foi inagurada, incompleta, para as comemorações do IV Centenário da Fundação da Cidade de São Paulo. Fotografias e mais informações sobre uma das portas da catedral: CATEDRAL DA SÉ: DETALHES DA PORTA DE ENTRADA.

CAVAELI, Henrique

CAVALCANTE, DOM JOAQUIM ARCOVERDE DE ALBUQUERQUE: Décimo Bispo de São Paulo, nomeado em 1893, fez sua entrada solene na cidade no dia 30 de setembro do mesmo ano.

Caza de Obras Feitas (1829)

Celestino Bourroul

CELESTINO DA SILVA: Encarregado de contratar os artitas e a companhia lírica para a inauguração do Teatro Municipal.

CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO: Líbero Badaró, assassinado em 20 de novembro de 1830, foi sepultado no cemitério. 28 de outubro de 2015: Haddad quer derrubar muro do cemitério da Consolação e pôr grade (Folha de S.Paulo).

Cemitério dos Aflitos

Centro Cultural do Banco do Brasil

Centro Cultural dos Correios

CENTRO DE REFERÊNCI EM EDUCAÇÃO MÁRIO COVAS: Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

Cervantes, escultura de Raphael Galvez

CERVEJA BAVÁRIA: Inaugurada em 1892, a Fábrica de Cerveja Bavária, de Henrique Stupakoff.

CESCHIATTI, Alfredo

CHÁ, Viaduto do

Chafariz da Misericórdia

CHAGAS, FRANCISCO IGNACIO DAS: Professor de música, em 1856, do Lycêo Paulistano.

CHAGAS, Francisco José das (Chaguinhas)

Chaguinhas

Chapéo Monstro [Loja do]

CHARLES PIERRE ETCHECOIN: Francês, possuía, entre os anos de 1857 e 1858, uma Casa de Banho ou Casa de Saúde instalada em uma edificação onde hoje está localizada a Casa da Imagem (Casa Número 1). "Um dos anúncios desta espécie de clínica referia-se ao imóvel como um “vasto estabelecimento, situado em um excelente lugar, tendo uma vista linda e pitoresca, e colocado mesmo na cidade”. De fato, a área atrás do hotel ainda não estava urbanizada; a cidade terminava ali, num dos limites do planalto em que se situava a cidade. O que se tinha era uma vista aberta, panorâmica.  Ao que tudo indica, esta casa funcionava também como hotel, já que um comerciante de jóias, de nome Affonso Fierard, anunciava suas mercadorias dando como endereço a Casa de Saúde."["História de um lugar". Casa da Imagem. Prefeitura Municipal de São Paulo.]

Charutaria Nacional

Chopin, escultura localizada na Praça Dom José Gaspar

CHRIST, Andre Chiezi

Cidade de Londres, A [história do comércio]

CIPICCHIA, Ricardo

Classes Laboriosas, Associação Auxiliadora

CLEMENTE FALCÃO DE SOUZA, DR.: Em 1856, morava na Descida do Piques. Foi lente catedrático, 1a. cadeira da Faculdade de Direito (4o. anno).

Coelho & Marques Ferraria

Coelho & Teixeira: loja de fazendas

COELHO NETTO, Benedict Antonio

COLÉGIO ATENEU PAULISTANO: Colégio de Júlio Mariano Galvão de Moura, que na década de 1850 foi instalado no edifício conhecido como Casa Número 1 - Casa da Imagem, e que posteriormente mudou suas instalações para a Ladeira Porto Geral.

Collegio de D. Elisiaria Cecilia Spinola

Collegio de Lindorf Ernesto Ferreira França

COLLEGIO MAMEDE: Como era conhecido o Lyceo Paulistano.

Colégio, Pátio do

COLÉGIO VISCONDE DE PORTO SEGURO: Sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91 (tombamento "ex-officio")

Comércio, Rua do

Comércio, Travessa do

COMPANHIA MATARAZZO: Fundada em 1891.

Concordia Paulistana

CONDE DE SÃO JOÃO DA PALMA: Francisco de Assis Mascarenhas: um dos quatro primeiros senadores nomeados por São Paulo, em 1826.

Conde de Sarzedas (5o.)

Condor, escultura de Luiz Brizzolara

CONFEITARIA FASOLI: Funcionou na Rua Quinze de Novembro, 17 (mas, segundo anúncio publicado no periódico "O Comércio de São Paulo", em janeiro de 1897 já não funcionava nesse endereço, pois, o mesmo foi ocupado com a Grande Exposição Zoológica)

CONGREGAÇÃO DAS CARMELITAS DESCALÇAS: Criada em 1685.

CONPRESP: O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo – Conpresp - foi criado em dezembro de 1985, mas sua instalação definitiva só ocorreu em outubro de 1988.

Conrado Sorgenicht & Cia.

CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO E MUSICAL DE SÃO PAULO: Clipping: "Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, 100, corre risco de despejo" (Folha de S.Paulo). Artigo: "Praça das Artes. Complexo arquitetônico brasileiro começa a ser reconhecido no exterior", texto de Abilio Guerra. Website Vitruvius, 2013.

Consolação, Rua da

Constituição, Rua da

Contando a féria (ou O engraxate e o jornaleiro), escultura de Ricardo Cipiccha

CONVENTO DE NOSSA SENHORA DO CARMO: Fundada em São Paulo no dia 21 de setembro de 1594.

COPAN, EDIFÍCIO: Clipping: 5 Nov. 2015 - "Fiscais da prefeitura embargam obra na fachada do edifício Copan" (Folha de S.Paulo).

CORREIA, PERO: Um dos religiosos que acompanhavam o grupo de Manuel da Nóbrega e José de Anchieta e que,assim como João de Sousa, foi morto pelos índios durante o retorno de uma das expedições à boca do sertão.

CORPO DE BOMBEIROS: Criado após incêndo na Academia de Direito, em 1880.

CORPO POLICIAL PERMANENTE: Criada em 1831, a Guarda Municipal Permanente, em 1837 passa a ser Corpo Policial Permanente e em 1947, torna-se Força Pública. Em 1970, passa a ser a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

CORREA, Joaquim José

CORREIOS: As duas primeiras linhas de correio de São Paulo foram criadas em 28 de julho de 1798: uma para a cidade de Santos e outra para o Rio de Janeiro.

COSTA, GABRIEL PINHEIRO: Casado com Izabel Soares. É mencionado quando da execução de seu testamento: "O testamento de Isabel Soares, de 1629, dispõe que 'se dê ao ermitão de Guarepe uma esmola em panno de algodão', o que foi religiosamente cumprido, pois mais adiante vamos encontrar o seguinte recibo: 'Digo eu Manuel de Atouguia ermitão que sou de Nossa Senhora de Gueré que recebi do senhor Gabriel Pinheiro Costa duas patacas em dinheiro que me deu uma esmola que sua mulher Izabel Soares que Deus tem deixou em testamento me déssem em panno e elle como testamenteiro m'as deu por verdade lhe dei esta quitação para sua guarda hoje 10 de julho de seiscentos e trinta e um annos'. "[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.28.]

COUTINHO, Anacleto Jose Ribeiro

C.P. Vianna & Cia

CRESPI, Palacete

CRICKET: Esporte praticado na década de 1890. Era jogado em uma chácara no Bom Retiro, "entre chefes, altos funcionários e empregados dos bancos e estabelecimentos comerciais ingleses da cidade."[ARAÚJO, Vicente de Paula. Salões, circos e cinemas de São Paulo. São Paulo: Perspectiva, 1981, p.14]

CRUZ, Antonio Moreira da

CRUZ, José Marques da

Cruz Preta, Rua da

CUIABANO, Luiz Delfino de Araujo

CUNHA, LUZIA: Disposição em seu testamento de 1638: " 'mando que se dê uma novilha a São Gonçalo', pois que o gado era a moeda forte da época."[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.215.]

Curso Elementar de Bellas Letras

 


letra B Cletra D


 

 

verbetes individuais

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato