Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

verbetes: letra P

dicionário online sobre o centro de são paulo

atualizado em: 30 de julho de 2022

 

home > dicionário > verbetes: letra P

Os verbetes sem descritivo, como exemplo "Matheus Ferraz Cantinho (? Coutinho)", possui página individual, clique sobre o verbete para acessar o conteúdo.

Os verbetes com descritivos, como o exemplo "MANOEL JOAQUIM DE VASCONCELLOS", por enquanto, não possui página individual, as informações disponíveis são as mencionadas nesta página.

 


letra OPletra Q


 

PAC

PACHECO CHAVES, Elias Antonio

 

PAD

Padaria do Anno Bom

Padaria das Famílias

Padaria Franceza

Padre Antonio da Silva Pereira

Padre Capão, Travessa do

PADRE DIOGO ANTONIO FEIJÓ: Presidente da Sociedade Filantrópica, criada em 1830, para promover um tratamento digno aos presos.

Padre Joaquim Ribeiro da Silva

 

PAE

PAES, Jose Manoel

 

PAI

PAIÃO, Luiz Antonio

Paissandú, Praça do

Paissandú, Travessa do

 

PAL

PALACETE ALEPPO: Localizado na Rua Carlos de Souza Nazaré, 321 a 329. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

PALACETE B.CARRERA: Localização: Praça Júlio Mesquita, 84 a 96. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

Palacete Casa Lombarda

Palacete Conde de Sarzedas / Museu do Tribunal de Justiça

Palacete Crespi / Edifício York

PALACETE LELLIS: Localizado entre as Ruas Aurora, 244 a 254 e Santa Ifigênia, 339 a 355. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

PALACETE PARAÍSO: Localizado na Rua Carlos de Souza Nazaré, 287 a 317. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

PALACETE RIACHUELO: Localizado entre as Ruas Dr. Falcão, 151 a 171 e Rua José Bonifácio, 386 a 398. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

PALACETE SÃO JORGE: Localizado na Rua Carlos de Souza Nazaré, 256 a 320. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

Palacete Santa Elza

PALACETE TEIXEIRA DE CARVALHO: Localizado na Rua Florêncio de Abreu, 111. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

Palacete Tereza Toledo Lara

PALÁCIO DA JUSTIÇA: Informações sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91 (tombamento "ex-officio").

PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS / MUSEU CATAVENTO: Informações sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91 (tombamento "ex-officio").

Palácio dos Campos Elíseos

Palácio, Largo do

Palácio, Rua do

Palha, Rua da

PALM, Charles / Carlos

PALM, Gottfriet

 

PAN

PÂNDEGA: "Livraria" de José Fernandes de Sousa (imigrante português). Segundo conta a memória popular, quando alguém roubava uma galinha de seu quintal, o "livreiro" descontava o prejuízo no preço na venda do primeiro livro após o ocorrido. Clipping: COELHO, Marcelo. Chá, rapé, livros e outros artigos sem rivais. Folha de São Paulo: +Mais!, 11 Abr. 2004.

 

PAR

Paredão do Piques

PARÓQUIA DE SÃO PAULO: Criada em 1588, seu primeiro vigário, Lourenço Dias Machado, assumiu seu posto, somente em 1591.

PARQUE DOM PEDRO: No passado a área hoje conhecida como Parque Dom Pedro II, era conhecida como Várzea do Carmo. Artigos sobre o Parque Dom Pedro: O Parque Dom Pedro II e a Operação Urbana Centro. Nossa preocupação com a possível intervenção. Oriode Rossi. Vitruvius. 2010

 

PAT

Páteo da Sé

PÁTIO DE SÃO GONÇALO: Espaço atualmente conhecido como Praça João Mendes.

Pátio do Colégio: logradouro

Pátio do Colégio (Museu Anchieta)

 

PAU

PAULA, O.M. di (Escultura O Menino e o Catavento)

PAULO ASSUNÇÃO: Sócio da Assunção e Cia, proprietário na década de 1910, do Teatro São José. Foi ele quem vendeu a propriedade para a The São Paulo Tramway Light and Power, para a construção da nova sede (Edifício Alexandre Mackenzie).

PAUL ROUCH: Um dos responsáveis pela execução da construção do Desinfectório Central (terreno adquirido em 1882, inauguração da instituição em 1893).

 

PED

Pedro Bougard

PEDRO DIAS LEITE: Mencionado sobre a esmola deixada para a ermida de Nossa Senhora da Luz, em seu testamento: "Pedro Dias Leite prometia 'à Nossa Senhora do Guaré um manto de tafetá'. (...) 'Certifico eu Luiz de Andrade escrivão dos órfãos desta villa de São Paulo e seu termo e dello dou minha fé em como o capitão Lourenço Castanho Taques pagou ao ermitão de Nossa Senhora da Luz Antonio João três mil réis que o defunto Pedro Dias deixou de esmola e por passar na verdade e a pedimento do dito ermitão lhe passei a presente aos oito do mez de agosto de seiscentos e cincoenta e nove annos.' "[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.29.]

PEDRO GONÇALVES DENTE: 2o Escriturário da Thesouraria da Fazenda, morava na TRavessa do Seminário, n.2 (1881).

Pedro Kiehl

Pedro Romão Borges de Lemos

 

PEL

PELISIER, Elise - PELISSIER, Elizabeth

 

PEN

PENSIONATO ARTÍSTICO: Criado em 1892.

PENTEADO, FIRMINO ANTONIO DE CAMPOS: Em agosto de 1854, foi nomeado para escrivão da Casa de Correção [CORREIO PAULISTANO, n.45, 18 Ago. 1854].

 

PER

PEREIRA, DOM MATEUS DE ABREU: Quinto Bispo de São Paulo, nomeado em 1794, fez sua entrada solene em 31 de maio de 1797.

PEREIRA, Fileto Gonçalves (Charutaria Nacional)

Pereira, Martins & Comp. - Charutaria Central

PEREIRA, VICENTE GOMES: Em 1827, encontra-se no endereço da Rua da Boa Vista, n.66, segundo um anúncio publicado em O Farol Paulistano (Número 65, de 21 de novembro de 1827), no qual é o intermediário da venda de terrenos no Largo de São Bento, esquina com a Rua da Constituição.

PERIGAULT, Luis

PERO CORREIA: Um dos religiosos que acompanhavam o grupo de Manuel da Nóbrega e José de Anchieta e que,assim como João de Sousa, foi morto pelos índios durante o retorno de uma das expedições à boca do sertão.

 

PES

PESSOA, Gabriel Henriques

PESTANA, F. RANGEL (DR.): redator do periódico A Província de S.Paulo - 1881.

 

PHA

Pharmacia do Castor - Francisco Baruel

 

PIN

Pinacoteca do Estado

PINTO, Casemiro Corrêa

PINTO, DIOGO DE MENDONÇA: Em 1856, era deputado da Assembléia Provincial; professor de História e Geografia da Faculdade de Direito e morador do Largo da Sé.

PINTO, Joaquim Antonio: médico

PINTO, Luiz

Pinto Ferraz

Pintor retratista (1830)

 

PIQ

Piques, Descida do

Piques, Ladeira do

Piques, Rua do

 

PIR

PIRÂMIDE DOS PIQUES: Erguido em 1814 - considerado o primeiro momento da cidade e também conhecido como Obelisco dos Piques -, localizado no atual Largo da Memória. Projetado por Daniel Müller. Informações sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91 (tombamento "ex-officio"). Ver também: Descida do Piques

PIRES, DOMINGOS: Data de 29 de outubro de 1599, uma carta de doação de terras de Domingos Pires, na qual ele limitava a concessão "do ribeiro por nome de Anhangobai pelo caminho que vae Nossa Senhora da Luz em Guerepe"[ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo nas suas relações com a crônica da cidade. Rio de Janeiro: José Olympio, 1954, p.26.]

 

PLA

PLANDÉ, JOÃO: Entre 1862-1863 dirigia a sede de São Paulo do Depósito de Calçados da Fábrica de Siré Irmãos.

PLANET, Alexandre [Botequim Paulistano]

PLANET, CATHARINA: esposa de Alexandre Planet, mãe de Mathilde Catharina Planet.

PLANET, MATHILDE (CATHARINA): filha de Alexandre Planet e Catharina Planet. Nasceu em 29 de fevereiro de 1876 e foi batizada no dia 13 de agosto de 1876. Casou em 1 de junho de 1893, na Igreja da Consolação, com Benedicto Garcia.

 

POE

Poesia & Mùsica, esculturas de Luiz Brizzolara

 

POL

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Criada em 1831, a Guarda Municipal Permanente, em 1837 passa a ser Corpo Policial Permanente e em 1947, torna-se Força Pública. Em 1970, passa a ser a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

POLYTHEAMA NACIONAL, TEATRO E CAFÉ CONCERTO: Inaugurado em 21 de fevereiro de 1892, na Ladeira de São João.

 

PON

Ponte do Lorena

PONTES, ANNA FRANCISCA DE PONTES: primeira esposa do Marquês de Três Rios, com quem teve três filhos.

PONTO CHIC: Clipping: FARABOTTI, Cyntia. Negócios sobrevivem ao tempo. Folha de São Paulo: Tudo, 18 Fev. 2001.

Ponto de Bonde: Jardim da Luz

 

POR

PORTAL DE PEDRA DO ANTIGO PRESÍDIO TIRADENTES: Informações sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91(tombamento "ex-officio").

Porto Geral, Descida do

 

POZ

Pozzo Di Borgo

 

PRA

Praça Antônio Prado

PRAÇA DA REPÚBLICA: Informações sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 06/91.

Praça da Sé

PRAÇA DAS ARTES: Clipping: "Praça das Artes. Complexo arquitetônico brasileiro começa a ser reconhecido no exterior", texto de Abilio Guerra. Website Vitruvius, 2013.

Praça do Paissandú

PRAÇA JOÃO MENDES: Em 8 de junho de 1891, em um prédio na Praça João Mendes, foi instalado o Congresso Estadual Constituinte.

PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO: Veja fotografias e mais informações sobre essa obra: Maria Tudor, Estados Unidos do Brasil, Carlos Gomes, Fosca, Condor, Salvator Rosa, Guarany, Itália, Schiavo, Poesia e Música, Fonte Glória, Ordem e Progresso

Prado Chaves & Cia.

PRADO, ELEUTÉRIO DA SILVA: capitão-mor, nome mencionado como contato para entrega de escravo que fugiu em 1830 [O FAROL PAULISTANO, n.324, 27 Mar. 1830].

PRADO, José de Oliveira

 

PRI

Príncipe, Rua do

Princesa, Rua da

 

PRO

PROENÇA, Anna de

Progredior

Progresso Paulista

 

PRU

PRUDENTE, JOAQUIM MANUEL: tenente, em maio de 1827, uma nota no periódico O Farol Paulistano informava sobre o seu falecimento e que possuía "casas de sobrado" no Bexiga [O FAROL PAULISTANO, n.14, 9 Mai. 1827].

 

PUP

PUPO, FRANCISCO DE PAULA: Guarda da Faculdade de Direito (1896 / 1897).

 


letra OPletra Q


 

Como citar essa página em seu artigo acadêmico

YAMAGAWA, Mônica. Verbetes: letra P - Dicionário Online Sobre o Centro de São Paulo. Moyarte, 23 Set. 2021. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/ dicionario-do-centro-de-sao-paulo/indice-dicionario.html>. Acesso em: 23 Set. 2021.
[Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].

 

 

 

verbetes individuais

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato