Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

verbetes: letra E

dicionário online sobre o centro de são paulo

atualizado em: 26 de setembro de 2021

 

home > dicionário > verbetes: letra E

Os verbetes sem descritivo, como exemplo "Matheus Ferraz Cantinho (? Coutinho)", possui página individual, clique sobre o verbete para acessar o conteúdo.

Os verbetes com descritivos, como o exemplo "MANOEL JOAQUIM DE VASCONCELLOS", por enquanto, não possui página individual, as informações disponíveis são as mencionadas nesta página.

 

Como citar essa página em seu artigo acadêmico:

YAMAGAWA, Mônica. Verbetes: letra E - Dicionário Online Sobre o Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/dicionario-do-centro-de-sao-paulo/indice-dicionario.html>. Acesso em: 26 Set. 2021.
[Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].

 


letra D Eletra F


 

Edificação Avenida Rio Branco, 1312

Edificação Largo do Arouche, 360 (demolida)

Edificação Largo do Café, 4 a 18

EDIFICAÇÃO RUA BRIGADEIRO LUIS ANTONIO, 42: Sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 01/88 e CONPRESP - Resolução no . 03/88.

Edificação Rua da Quitanda, 126

Edificação Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 89/95 (demolido)

EDIFICAÇÃO RUA FLORÊNCIO DE ABREU, 111: Sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91 (tombamento "ex-officio").

Edificação Rua Florêncio de Abre, 714

EDIFICAÇÃO RUA GUAIANAZES, 1238 E 1282: Sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91 (tombamento "ex-officio").

EDIFICAÇÃO RUA SANTO AMARO, 303: Sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 03/90.

EDIFICAÇÃO RUA SÃO BENTO, 189, 195 E 197: Sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 03/90.

Edificação Rua São Bento, 201/207

Edificação Rua São Domingos, 231

Edificações Quadrilátero da Sé

Edifício Alexandre Mackenzie (Shopping Light)

EDIFÍCIO ARTHUR NOGUEIRA: Localizado entre a Rua Gabus Mendes, 19 a 37A, Rua 7 de Abril, 397 e Rua Basílio da Gama, S/N. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

EDIFÍCIO CADETE GALVÃO: Edificação localizada na Rua 24 de Maio, 225. A construção foi realizada em 1929, por Duarte & Cia. O nome da edificação é uma homenagem ao Cadete José Pedro de Brito Galvão Lacerda, que faleceu em 1900, antigo proprietário do terreno, onde seus herdeiros construíram a edificação. Em 1999, durante trabalhos de reformas, o síndico encontrou um jornal dentro da parede, datada de 1929, ano da inauguração; o antigo periódico foi retirado do local e nele incluído outro da data da reforma (1999). ibliografia: PERRONE, Carlos. São Paulo por dentro: um guia panorâmico de arquitetura. São Paulo: Senac São Paulo, 2000.

EDIFÍCIO COPAN: lipping: 5 Nov. 2015 - "Fiscais da prefeitura embargam obra na fachada do edifício Copan" (Folha de S.Paulo).

Edifício da Antiga Bolsa de Mercadorias

Edifício da Antiga Casa Garraux

EDIFÍCIO DA ANTIGA ASSOCIAÇÃO AUXILIADORA CLASSES LABORIOSAS: Localização: Rua Roberto Simonsen, 22. Data da construção: 1909. Um incêndio, no dia 3 de fevereiro de 2008, destruiu o teto de e grande parte das paredes internas. A Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas foi criada em 1891 por um grupo de carpinteiros e pedreiros que lutavam por direitos trabalhistas. Clipping: TEIXEIRA, Regiane: Centro de São Paulo tem dezenas de prédios vazios; saiba mais.Folha de São Paulo: São Paulo, 22 Set. 2013. Incêndio destrói estúdio de filmagens no Rio. Folha de São Paulo: Cotidiano, 4 Fev. 2008. Bombeiros combatem incêndio em prédio no centro de SP. Folha de São Paulo: 3 Fev. 2008. Sesc Carmo apresenta folclore de Portugal e Espanha. Folha de São Paulo: Ilustrada, 24 mai. 2005.

EDIFÍCIO DO ANTIGO DESINFECTÓRIO CENTRAL: Sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 03/90

EDIFÍCIO ESTHER: Localizado entre a Praça da República, 64 a 80, Rua 7 de Abril, 415 e 425, Rua Gabus Mendes, 24 e Rua Basílio da Gama, 25 e 29. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

EDIFÍCIO GERMAINE BUCHARD: Antigo Hotel Avelar, depois Hotel Marian Palace. Leia mais sobre a edificação em Prédios de São Paulo. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

Edifício Guinle

EDIFÍCIO JAÇATUBA: Bibliografia: ENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

EDIFÍCIO J. MOREIRA: Localizado entre a Avenida Cásper Lìbero, 116 a 152 a Rua Beneficência Portuguesa, 53 e 55. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

Edifício José Fakhoury

Edifício Malvina Chammas Curi

Edifício Martinelli

EDIFÍCIO NICOLAU TABACH: Localizado na Rua Carlos de Souza Nazaré, 271 a 281. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

Edifício Rolim

EDIFÍCIO SALDANHA MARINHO: Sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91 (tombamento "ex-officio"). Localizado na Rua Líbero Badaró, 39. Autor do projeto Elisiário da Cunha Bahiana. Exemplo de art-déco dos anos 30.Originalmente foi construído para recer a sede do Automóvel Club de São Paulo, porém, sua planta foi adaptada por Dácio de Moraes, para ser sede da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Concluído em 1933. Bibliografia: PERRONE, Carlos. São Paulo por dentro: um guia panorâmico de arquitetura. São Paulo: Senac São Paulo, 2000.

Edifício Sampaio Moreira

EDIFÍCIO VIADUCTO: ocalizado entre o Viaduto Santa Ifigênia, 255 a 263, Rua Brigadeiro Tobias, 69 a 81, Rua do Seminário, 182 a 198. Bibliografia: BENS CULTURAIS ARQUITETÔNICOS NO MUNICÍPIO E NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. São Paulo: SNM – Secretaria de Estado dos Negócios Metropolitanos, EMPLASA – Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A e SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, 1984.

Edifício York (Palacete Crespi)

ELIAS, Joaquim

ELISÁRIO CUNHA BAHIANA: Responsável pelo projeto do Edifício Saldanha Marinho.

Elisaria Cecilia Spinola

ELLIS, Guilherme (doutor)

Elvira Bamberg

Emilio Franz Eginhard Bamberg

Emilio José Alvares

Emilio Vautier

ENGINHARD (REGINALDO) WEHRSIG: Em 1868, residia na Rua de São Bento, n.60.

Episcopal, Rua

Equitativa

ERNST (ERNESTO) ST, AEIDEL: Imigrante alemão, em 1868, morava na Rua Direita, 28.

Escola Caentano de Campos

Escola de Comércio Álvares Penteado

ESCOLA DE FRANCO: Fundada em 1905: escola de caligrafia. Clipping: FARABOTTI, Cyntia. Negócios sobrevivem ao tempo. Folha de São Paulo: Tudo, 18 Fev. 2001.

ESCOLA MODELO MARIA JOSÉ: Quarta escola modelo de São Paulo, inaugurada em 1893, na Rua Manuel Dutra.

Escola Normal de São Paulo

Escriptorio Leonidas Moreira

Escultura "Chopin"

Escultura "Guanabara", de Alfredo Cheschiatti

Escultura "José Bonifácio", de Alfredo Cheschiatti

Escultura Sem Título, Estação Sé do Metrô, de Alfredo Cheschiatti

Esculturas de Alfredo Cheschiatti

Esculturas no Centro de São Paulo

Esperança, Rua da

ESPERIDIÃO, MANUEL JOAQUIM: Em anúncio publicado no O Farol Paulistano (número 35, de 8 de agosto de 1827), seu nome está associado ao endereço da Rua São Bento, n.2. (anúncio sobre a venda de um escravo). No número 73, de 19 de dezembro de 1827, o endereço de Esperidião também é indicado para entrega de um escravo que fugiu de Sorocaba.

Espindola & Comp.

Estabelecimento Rua do Rozário, 15 (1855): vendas de bíblicas e livros

Estabelecimento Rua do Rosário, 22/24: fazendas de lã, seda, linho e algodão (1865)

ESTAÇÃO DA LUZ: Sobre o tombamento municipal: CONPRESP - Resolução no . 05/91 (tombamento "ex-officio").

Estados Unidos do Brasil, escultura de Luiz Brizzolara

Estevam Estrella

ESTEVÃO RIBEIRO DE REZENDE: Primeiro juiz de fora nomeado para a cidade de São Paulo, em 13 de maio de 1810. Futuro Marquês de Valença.

ESTRELLA, Estevam

ETCHECOIN, CHARLES PIERRE: Francês, possuía, entre os anos de 1857 e 1858, uma Casa de Banho ou Casa de Saúde instalada em uma edificação onde hoje está localizada a Casa da Imagem (Casa Número 1). "Um dos anúncios desta espécie de clínica referia-se ao imóvel como um “vasto estabelecimento, situado em um excelente lugar, tendo uma vista linda e pitoresca, e colocado mesmo na cidade”. De fato, a área atrás do hotel ainda não estava urbanizada; a cidade terminava ali, num dos limites do planalto em que se situava a cidade. O que se tinha era uma vista aberta, panorâmica.  Ao que tudo indica, esta casa funcionava também como hotel, já que um comerciante de jóias, de nome Affonso Fierard, anunciava suas mercadorias dando como endereço a Casa de Saúde.""História de um lugar". Casa da Imagem. Prefeitura Municipal de São Paulo.

ETZEL, Antonio

ETZEL, Arthur

ETZEL, MARIA ANTONIETA (KIKA): Filha de Arthur Etzel, neta de Antônio Etzel que durante décadas adminstraram o Jardim da Luz.

EUGÊNIO DE LIMA, JOAQUIM: Engenheiro uruguaio. Em 1873 recebeu o privilégio de construir e explorar quiosques comerciais no Jardim da Luz. Tal privilégio foi suspenso, posteriormente, por João Teodoro e ao processar o governo, ganhou, na época a indenização de 120:000$000.

EUGENIO MANOEL DE TOLEDO: bacharel, sub-bibliotecário da Faculdade de Direito (1896/1897).

 


letra D Eletra F


 

 

 

verbetes individuais

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato