Moyarte. Mônica Yamagawa.
Mônica Yamagawa
Home: página inicialMoyarte: perfil no FacebookMoyarte: perfil no InstagramMoyarte: perfil no Twitter
contato@moyarte.com.br

Centro de São Paulo

N.J.V. Ferard

Maria Catharina Ferard

tintureiro

rua alegre, 33 (1856)

história do comércio do centro de são paulo

atualizado em: 24 de fevereiro de 2022

 

home > história do comércio > N.J.V. Ferard

Em anúncio publicado no Correio Paulistano, no dia 2 de janeiro de 1856, o tintureiro N.J.V. Ferard, publicou um aviso para seus clientes:

"N.J.V. Ferard
TINTUREIRO

PARTICIPA ás pessoas que tiverem obras em sua casa desde 1 a 2 annos, tenhão a bondade de procurarem n'estes dois mezes a contar d'esta data pelo contrario serão vendidas para cobrar-se do seu trabalho."

[CORREIO PAULISTANO, n.351, 2 Jan. 1856.]

 

Esse anuncio foi re-publicado no Correio Paulistano do dia 4 de janeiro de 1856. Também nessa data, no mesmo jornal, o tintureiro francês publicou um anúncio adicional, com mais detalhes sobre os seus serviços:

"CASA PINTADA DE MUITAS CORES

33 Rua Alegre 33

N.J.FERARD,

TINTUREIRO FRANCEZ.

Com 11 annos de pratica, sendo 10 na Europa e 11 (?) no Rio de Janeiro, sciente de todos os processos antigos e modernos empregados na sua arte, segundo as melhores atê hoje conhecidos, tinge e lava com perfeição, todas as qualidades de sedas, lãs, algodão, linho, e as fazendas mescladas de seda e algodão, seda, lã e algodão, lãs e sedas, &c, seja em peças ou chales, vestidos, casacas sobre-casacas, calças, coletes, mantilhas, capas, ponches, palla, ardas, botinas, vêos, rendas; ornatos de Igreja, cochenilhos, marfim, &c., ou mesmo em meiadas, seja preto ou de qualquer cor, e conforme as amostras que se arpesentarem. - O mesmo lava, alveja e lustra, á franceza com o maior aceio os chales o vestidos de cahemira filó e chita, (estas sem offender as cores,) as meias de seda e os chapéos e com a pparencia de novo os gallões e bordados de ouro e praia velhos e denegridos: igualmente tinge as plimas e penachos. - Tira mofos das fazendas de lãs e seda; lava e tinge as luvas de pellica, de camurça e outras. - Faz tinta de escrever preta, roza, e encarnada. 9de encommenda.) - Enfim occupa-se de todo o concernente á sua arte, e obriga-se a satisfazer com promptidão as pessoas que o occuparem. As cores são fixas, e se faz reapparecer o chamalotado e as flores das fazendas de lãs e seda com o seu brilho primitivo. - Emfim com o lustro e preparo que o annunciante dá ás fazendas, ellas podem apparecer nos bailes ou em qualquer parte sem que o publico podem taxá-laas de tintas com o que muito podem economizar os Srs. paes de familias, e lucrarem os Srs. paes de familias, e lucrarem os Srs. negociantes que tiverem peças arruinadas - Tinge por peças razoaveis.

Tinge o cobre chapeos de mola.

O annunciante para prova de tudo quanto allega só deseja que o respeitável publico desta capital e provincia o occupe, pois está seguro de confirmar suas palavras pelo seu trabalho."

[CORREIO PAULISTANO, n.352, 4 Jan. 1856.]

 

Em outro anúncio, publicado em 11 de janeiro de 1856, o texto foi corrigido: ao invés de 11 anos, foi impresso 21 anos.

[CORREIO PAULISTANO, n.354, 11 Jan. 1856.]

 

Maria Catharina Ferard

Em janeiro de 1874, uma nota sobre o testamento de Maria Catahria Ferard - pubicado por Emilio Vautier - mencionava que o negócios da "viúva" era o mesmo de N.J.V. Ferard e com base no sobrenome, é provável que a mesma era sua esposa ou membro da família.


[DIARIO DE S.PAULO, n.2473, 23 Jan. 1874.]

 

[+] outros estabelecimentos
história do comércio do centro de são paulo

 

Publique seu livro.

 

como citar essa página em seu artigo acadêmico

YAMAGAWA, Mônica. N.J.V. Ferard - História do Comércio do Centro de São Paulo. Moyarte. Disponível em: <http://www.moyarte.com.br/centro-de-sao-paulo/historia-do-comercio /indice-historia-comercio.html>. Acesso em: 24 Out. 1973. [Em "Acesso em", indicar a data de consulta, data de acesso ao site].

 

 

referência bibliográficas

CORREIO PAULISTANO, n.351, 2 Jan. 1856.
CORREIO PAULISTANO, n.352, 4 Jan. 1856.
CORREIO PAULISTANO, n.354, 11 Jan. 1856.

DIARIO DE S.PAULO, n.2473, 23 Jan. 1874.

 

 

dicionário sobre o centro de são paulo

 

A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 

[clique nas letras para acessar a listagem de verbetes disponíveis]

 

 

história do centro de são paulo: cronologia

Informações sobre a história do Centro de São Paulo organizadas por séculos e divididas por décadas para facilitar a pesquisa.

[+] leia mais

história do comércio do centro de são paulo

Informações sobre estabelecimentos comerciais, bancários, educacionais e outros relacionados ao setor terciário, que existiram no Centro de São Paulo, assim como, estabelecimentos históricos que ainda funcionam na região.

[+] leia mais

dicionário online sobre o centro de são paulo

Verbetes sobre o Centro de São Paulo: moradores, estabelecimentos comerciais, edificações, entre outros.

[+] leia mais

história dos logradouros do centro de são paulo

Informações sobre os logradouros localizados no Centro de São Paulo, incluindo os que desapareceram com as alterações urbanas realizadas desde a fundação da cidade.

[+] leia mais

biblioteca online sobre o centro de são paulo

Indicações de livros, artigos, sites, vídeos sobre o Centro de São Paulo.

[+] leia mais

patrimônio cultural do centro de são paulo

Informações sobre bens tombados, legislação, tombamento do Iphan, Condephaat e Conpresp. Notícias sobre os bens tombados. Projetos de requalificação urbana e preservação do patrimônio cultural tombado.

[+] leia mais

home            sobre o moyarte            contato